domingo, 1 de abril de 2007

Quinta aula: Imigrações para o Rio Grande do Sul

O território que atualmente forma o Estado do Rio Grande do Sul era inicialmente ocupado por povoações indígenas que tinha na vida nomade uma de suas características. Mas ao longo do século XVIII interesses econômicos fizeram com que portugueses e espanhóis passassem a transitar por esse território e iniciassem o movimento de imigração e colonização dessas terras.

Inicialmente o Rei de Portugal distribuiu sesmarias para tropeiros que se dedicavam a caça do gado chucro. Inicialmente o gado tinha valor pelo seu couro. Posteriormente passou a ser transportado vivo para a região das Minas Gerais e utilizado para a produção do charque.

A partir de 1750 casais oriundos das Ilhas dos Açores foram trazidos com a finalidade de povoarem a região das missões jesuíticas. Por razões diplomáticas, contudo, eles ficaram impedidos de irem para essa região e acabaram recebendo lotes de terra em diversos pontos das margens da Lagoa dos Patos e do Rio Jacuí.

Desse primeiro movimento de migração para o território do Rio Grande do Sul surgiram diversas povoações que mais tarde seriam cidades importantes como Porto Alegre.

No ano de 1824 inicia-se a imigração de famílias de origem alemã para o Estado. Os primeiros casais vão receber terras ao longo de rios secundários como o Rio dos Sinos e o Caí e instrumentos para iniciarem sua produção. Mas as famílias que chegam após 1950 vão passam a pagar por seus lotes. Nas margens desses rios surgem cidades características desse movimento migratório como São Leopoldo.

A partir de 1870 passam a chegar ao Estado colonizadores de origem italiana. Uma vez que as terras baixas estavam ocupadas a esses migrantes são vendidos lotes na subida da serra. O centro dessa colonização foi a cidade de Caxias do Sul.

No início do século XX o Rio Grande do Sul passou a receber famílias de diversas nacionalidades como poloneses, ucranianos, russos, japoneses, libaneses e judeus. Esses novos migrantes se juntaram aos descendentes dos primeiros imigrantes e passaram a comprar lotes de terras no norte e noroeste do Estado. Nesse movimento surgiram cidades como Erechim que se caracterizam por receber colonos de diversas origens.

Como vemos o povoamento do Rio Grande do Sul se deve ao movimento migratório oriundo de diversos lugares. Ainda que açorianos, alemães e italianos sejam mais lembrados muitos outros povos para cá também vieram. Cada qual com sua língua, seus costumes e valores culturais. Esse encontro possibilitou a formação de uma identidade cultural multifacetada para o Estado. Ou seja, muitos povos e culturas contribuíram para a formação do povo gaúcho.

Para saber mais:
http://www.riogrande.com.br/historia/colonizacao_abre.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Grande_do_Sul

Exercício:
1. Liste os grupos étnicos que migraram para o Rio Grande do Sul e as regiões do estado onde eles se concentraram:
2. Faça um levantamento de cidades fundadas pela imigração açoriana, alemã e italiana no Rio Grande do Sul:
3. Escolha um dos grupos migrantes (açorianos, por exemplo) e cite alguns de seus hábitos culturais perceptíveis ainda hoje :

Para a próxima aula:
Assistir o filme:
Anahy de las missiones. De Sergio Silva, 1997.
http://www.paginadogaucho.com.br/cine/anahy.htm
1. Perceber as características da língua utilizada pelos personagens.
2. Perceber as condições de vida dos personagens.



Nenhum comentário: