domingo, 25 de março de 2007

Quarta aula: Ocupação do sítio de urbano de Porto Alegre



Uma cidade ao mesmo tempo são duas: em uma dimensão a cidade é suas construções, ruas e praças; outra cidade é aquela que trazemos em nossa memória, as lembranças dos lugares e situações que nela vivemos.
A história de uma cidade é a história desses lugares, mas também das vivências. Dos prédios, mas também das pessoas que os habitam. A história de nossa cidade faz parte da memória afetiva que construimos sobre o lugar em que vivemos.

O sítio onde hoje se situa Porto Alegre está no caminho que, ao longo do século XVII ligava a Colônia de Sacramento (atual Urugaui) e a Vila de Laguna (em Santa Catarina). A Coroa Portuguesa, procurando garantir sua influência na região do Rio da Prata, distribuiu lotes de terra, chamados sesmaria, ao longo deste caminho.

Em 1740 coube a Jerônimo de Ornelas as terras situadas entre o Rio Gravataí e o Arroio do Dilúvio. E a Sebastião Francisco Chaves as terras situadas entre este e a Laguna dos Patos. Estes dois donatário, contudo, não tinham intenção de fundar nesse sítio uma povoação. Sua atenção estava antes voltada a prenha do gado solto nessas terras.

Em 1752 esembarcam nessa península um conjunto de casais vindos das Ilhas dos Açores com destino a região das missões. Ali arranchados esses colonos não se ocuparam e organizar o território.

Quando em 1763 forças espanhóis vindas de Buenos Aires tomam a fortificação de Rio Grande a administração portuguesa da região é transferida para o interior do Continente. Inicialmente se instalou junto a capela de Viamão, mas logo entendeu que era necessário ficar próximo ao rio para facilitar a comunicação com o restante do território.

Tendo em vista a transferir a administração José Marcelino de Figueiredo ordena o arruamento da península e distribui aos casais açorianos pequenos lotes na margem do Gauíba. feito isso em 26 de março de 1772 eleva a povoação a condição de Freguesia da Nossa Senhora da Madre de Deus.

Para saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_alegre
http://www.youtube.com/watch?v=wvXA1Bb22p4
MACEDO, Francisco Riopardense. História de Porto Alegre. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, 1993. (Capítulo 1)

Tema de casa:
1. Visite o site indicado e façz uma cronologia da ocupação da região onde hoje se situa Porto Alegre.
2. Uma cidade são seus lugares e suas lembranças. Escolha uma foto da cidade de Porto alegre e descreva uma história ocorrida neste lugar!

Nenhum comentário: