quinta-feira, 15 de março de 2007

Segunda Aula: A ocupação do Rio Grande do Sul


Nessa aula foi abordado o processo histórico de ocupação do Rio Grande do Sul.

Primeriamente foi apontado sua peculiaridade em relação ao processo de colonização do restante da América, seja portugues, seja espanhola, pela falta de interesse econômico na região que atualmente forma o Estado do Rio Grande do Sul.

Esta situação se altera apenas no século XVII quando interesses diversos se voltam para as terras do Continente de São Pedro. Nesse momento três vetores orientaram a penetração européia nesse território. Quais sejam:

- As Missões Jesuíticas:
Essas eram elas aldeamentos de indígenas organizados pelos padres jesuítas sob a bandeira espanhola. Essas comunidades foram atacadas por bandeirantes paulistas, sob bandeira portuguesa, a busca da captura de indígenas à serem escravizados.

- O contrabando da Prata:
A prata explorada das minas de Potosí, no atual território do Perú, pelos colonizadores espanhóis era exporta pelo Porto de Buenos Aires, no Rio da Prata. Para se beneficiar desse comércio a Coroa Portuguesa a fundação a Colônia de Sacramento na margem oposta. No transito entre essa povoação e a Vila de Laguna o território começa a ser explorado.

- A prenha do gado:
Encontra-se, então, o rebanho de gado chucro introduzido pelos jesuítas para a subsistência das reduções. Essa vacaria logo é identificada como uma riqueza e passa a ser capturada para a exploração do couro.

Esses diferentes interesses caracterizaram o processo de ocupação do território rio-grandense produzindo alguns traços que caracterizam o Estado até os dias atuais. Das missões jesuítsa restam os sítios arqueológicos das reduções missioneiras formam um importante patrimônio histórico reconhecido por órgão nacionais e internacionais.
O comércio com a Colônia de Sacramento e a ligação com o Rio da Prata produziu a nossa proximidade cultural com os hermanos castelhanos formando a imagem de um gaúcho que perpassa as fronteiras nacionais.
E o gado ainda hoje é uma importante produto da economia. Sendo deste momento também a origem do hábito de comer carne assada com fartura, ou seja, o churrasco.

Após esta exposição foi proposto um exercício de expressão escrita e oral. Nele foi simulando o desempenho de um guia de turismo regional ao explorar um atrativo turísitico de carater histórico.

Indicamos como bibliografia para aprofundamento desses temas:
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Mercado Aberto. (capitulo 1: O Rio Grande de São Pedro)
KUHN, Fábio. Breve história do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Século XXI. (capítulo 2: A fronteira em movimento)

Como lazer produtivo foi indicado o filme A Missão, tema que se desdobra desta aula e que será aprofundado no próximo encontro.

Nenhum comentário: